PolíticaSaúdeUtilidade pública

Campanha de vacinação antirrábica começa neste sábado

Tem início neste sábado a 30ª Campanha de Vacinação Antirrábica. Haverá 40 vacinadores, estudantes do curso de medicina veterinária da instituição, por meio de parceria entre Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica e PUC Poços de Caldas.

A meta é vacinar 18 mil animais até setembro

A meta é vacinar 18 mil animais, incluindo zonas urbana e rural. Não podem ser vacinados filhotes com menos de três meses de vida. Existem recomendações importantes para prevenir tumulto nos postos de vacinação. “Os gatos devem ser levados nas caixas de transporte, pra evitar a fuga já que eles ficam estressados em ambientes com outros animais ou muitas pessoas. Os cães devem ir na coleira. E há ainda uma recomendação para animais muito idosos, que também não devem ser levados, para evitar situações de estress que podem prejudicar a saúde já debilitada deles. Além disso a gente orienta que os animais sejam levados por pessoas que consigam controlá-los, especialmente adultos. Normalmente, crianças e idosos têm dificuldades para isso”, explica Jorge Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

Pontos de Vacinação
A vacinação vai ocorrer aos sábados e domingos, nos últimos dois finais de semana de agosto e no primeiro final de semana de setembro, sempre das 8h às 16h30. No primeiro final de semana, dos dias 19 e 20 de agosto, a vacinação será na região leste, em diversos pontos, como UBSs, escolas e praças. No dia 26, sábado, serão vacinados os animais da região sul. No domingo, 27, a campanha estará na região oeste. E no sábado, dia 2 de setembro, serão vacinados os animais da região central. Nos próximos dias serão divulgados os pontos de vacinação de cada bairro.

Haverá ainda dois postos fixos durante a campanha: o Hospital Veterinário da PUC Minas e a Aapa – Associação de Amigos e Protetores dos Animais, na zona Sul.

Na zona rural, a vacinação será feita diretamente nas propriedades. Haverá um dia (a ser definido) específico para vacinação no Córrego Dantas, por causa da grande quantidade de cães e gatos na comunidade.

A Vigilância Ambiental solicita que os proprietários levem a carteirinha de vacinação do animal, para atualização. “Não temos registros de raiva em animais e nem em humanos, no nosso município. Para manter este bom quadro é fundamental manter os cães e gatos imunizados”, afirma Aretha Corrêa, do setor de Educação Ambiental.

A campanha de vacinação antirrábica tem apoio das secretarias de Serviços Públicos, Esportes, Educação e Promoção Social; Aapa, IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária; Paróquia São Judas Tadeu e Circullare, além da parceria com a PUC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.