DiversosPolítica

Cidade pode ter Fundo Municipal de Prevenção contra enchentes

A proposta da criação do Fundo Municipal de Prevenção aos Desastres Naturais foi apresentada pelo líder do Executivo, o vereador Paulo Tadeu, durante a reunião mensal promovida pela Associação Comercial e Industrial de Poços de Caldas. A enchente que atingiu o centro da cidade em janeiro deste ano e causou um prejuízo de mais de R$ 30 milhões de reais ao comércio foi um dos principais assuntos discutidos durante o encontro realizado na manhã desta quinta-feira, 31.

Fundo de Prevenção seria com recursos do DMAE e DME
Fundo de Prevenção seria com recursos do DMAE e DME

Após ouvir os relatos dos comerciantes e empresários, o líder do Executivo apresentou a proposta para a criação do Fundo. Segundo Paulo Tadeu a inundação do dia 19 de janeiro despertou a preocupação e a insegurança na sociedade civil bem como entre os poderes Executivo e Legislativo sobre a vulnerabilidade em que se encontra o centro da cidade em se tratando de tragédia como a que aconteceu. Por conta disso foi elaborado o Fundo para respaldar os comerciantes, empresários, a população de forma geral, bem como o próprio Município.

O Fundo contaria com recursos públicos a partir do DMAE, DME e do próprio Município por meio do orçamento administrativo anual. “Com o Fundo teríamos um respaldo para futuras tragédias como ocorreram em janeiro, porém é preciso que as ações de curto prazo que são as limpezas de córrego, galerias e bueiros sejam feitas com frequência para não afetar o sistema de drenagem, serviço este que é de competência da secretaria de obras e que no momento está a desejar”, criticou Paulo Tadeu.

Além da inundação, temas como a segurança no comércio e o decreto que delimitou espaço para os hippes possam vender o artesanato produzido por eles. “Nós comerciantes pontuaram como positiva a iniciativa do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço em assinar o decreto, porém o número de hippes cresceu consideravelmente na área central e isso deve ser monitorado pela prefeitura”, destacou o presidente da Associação Comercial Márcio Roberto Oliveira.

Já em relação a segurança, o vereador prometeu aos comerciantes que iria protocolar uma moção para que todos os outros parlamentares também pudessem assinar e encaminhar ao Governo de Minas para que o número do efetivo da Polícia Militar em Poços de Caldas possa ser aumentado. Reivindicação esta bastante antiga e que é ressaltada a cada encontro com alguma autoridade da cidade.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.