CulturaEducaçãoUtilidade pública

Festival Varilux: Maratona de filmes franceses começa hoje no IMS

De 7 a 20 de junho, cerca de 60 cidades brasileiras recebem o Festival Varilux de Cinema Francês de 2018 e Poços de Caldas está dentro do circuito. O evento, que no ano passado conquistou o ranking de maior festival francês do mundo, levou 180 mil pessoas aos cinemas apontando um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Em 2018 serão 20 longas-metragens da nova safra da cinematografia francesa. As sessões tem entrada gratuita.

Troca de Rainhas é um dos filmes que serão exibidos – foto divulgação

O festival traz para o público brasileiro vários filmes ligados à história da França e a seu patrimônio cultural e até gastronômico: Gauguin, Viagem ao Taiti com Vincent Cassel; Promessa ao amanhecer, inspirado no famoso livro do grande escritor Romain Gary, com Pierre Niney e a comovente Charlotte Gainsbourg. Destaca-se na programação O amante duplo, último filme do prolífico diretor François Ozon; Marvin, de Anne Fontaine; O retorno do herói com o casal explosivo formado por Jean Dujardin e Mélanie Laurent; e o filme de animação vencedor do César 2018, o travesso e tocante, A Raposa Má.

No dia 7, às 18h, será exibido Troca de Rainhas (L´échange des princesses), de Marc Dugain. Ano de 1721. Uma ideia audaciosa germina na mente de Felipe de Orléans, regente da França… Luís XV de 11 anos, logo se tornará rei, e, uma troca de princesas permitiria consolidar a paz com a Espanha, após anos de guerra, que deixaram os reinos enfraquecidos. Então, Felipe casa a filha, Mlle de Montpensier, de 12 anos, com o herdeiro do trono da Espanha, e Luís XV se casa com a Infanta da Espanha, Anna Maria Victoria, de 4 anos. Mas a entrada precipitada dessas jovens princesas na corte francesa, sacrificadas no altar dos jogos dos poderes, vai acabar com a sua tranquilidade. Adaptação do livro histórico de Chantal Thomas, L´Echange des Princesses (2013).

Também no dia 7, às 20, será exibido Gauguin – Viagem ao Taiti (Gauguin – Voyage De Tahit), de Edouard Deluc. No ano de 1891, Gauguin se exila no Taiti. Ele quer reencontrar sua pintura livre, selvagem, longe dos códigos morais, políticos e estéticos da Europa civilizada. Ele se infiltra na selva, encarando a solidão, a pobreza, a doença. Lá, Gauguin conhece Tehura, que se tornará sua esposa e tema das suas telas mais importantes.

A programação completa pode ser acessada em www.ims.com.br ou www.variluxcinefrances.com

 

IMS Poços

Rua Teresópolis, 90, Jd. dos Estados

Poços de Caldas – MG

(35) 3722-2776

Horário de funcionamento: Terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 13h às 19h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.