PolíticaSaúdeUtilidade pública

Médicos que vão substituir cubanos chegam a Poços na próxima semana

As unidades de saúde de Poços de Caldas vão receber, a partir da próxima semana, cinco médicos brasileiros do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que começam a substituir os profissionais cubanos que, desde a última terça-feira, 27, já não atendem mais nas UBSs.

UBS do Country Club é uma das unidades que vão receber os novos profissionais

Das nove vagas que eram ocupadas por cubanos na rede municipal todas já foram preenchidas por meio do edital lançado pelo Ministério da Saúde. Até o momento, cinco profissionais já validaram a inscrição na Secretaria Municipal de Saúde e devem começar a atender a partir da próxima semana.

Com a saída dos nove médicos cubanos e até o início do trabalho dos brasileiros contratados para a substituição, sete unidades básicas de saúde estão temporariamente sem médicos. “Estamos contando com o apoio de outros profissionais para prestar a assistência a casos pontuais. Já os atendimentos agendados voltarão à normalidade, com o ingresso destes novos médicos a nossa rede. É uma situação temporária, de poucos dias e nós contamos com a compreensão da população, na certeza de que em breve, os nossos atendimentos na Atenção Básica estejam regularizados”, informou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

Em Poços, das 15 vagas do Programa Mais Médicos, nove eram ocupadas por profissionais de Cuba. No dia 14 de novembro, Cuba anunciou a saída do Programa. Em função disso, o Ministério da Saúde lançou edital com cerca de 8,5 mil vagas para a substituição dos profissionais cubanos. Desde 2014, Poços de Caldas contava com médicos vindos de Cuba na Atenção Básica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.