CulturaDiversosRoberto Tereziano

Meu primeiro “concerto” foi em Poços aos 8 anos, disse Maestro João Carlos Martins

** Roberto Tereziano/Roni Bispo

Com presenças dos diversos veículos de comunicação de Poços de Caldas o maestro e pianista João Carlos Martins concedeu durante a tarde, no Pálace Hotel de Poços de Caldas, um entrevista coletiva para falar da sua participação na abertura oficial da Julhofest, o festival de inverno de Poços de Caldas. Que começa hoje, dia 8 de julho.

Concentro regido pelo Maestro João Carlos Martins abre oficialmente o Julhofest 2016
Concentro regido pelo Maestro João Carlos Martins abre oficialmente o Julhofest 2016

A coletiva foi aberta pelo Secretário Municipal de Cultura, Professor João Alexandre Moura em uma mesa formada pelo Maestro Juliano Marques Barreto, do conservatório Musical de Poços de Caldas, Pelo diretor de cultura Gustavo Passos e, pelo cantor Lucas Cozzani.

 O maestro, contou um pouco da sua trajetória musical, primeiro como pianista, inclusive se lembrando de momentos pitorescos de sua infância ligada a Poços de Caldas, quando aos 7 anos, estando no inicio de sua aprendizagem musical, estando com seus pais no mesmo Pálace Hotel, foi convidado para tocar piano para os hospedes. Em tal momento, João Carlos Martins convidou o ator mirim David Campolongo Que estava presente na coletiva, a fazer parte da mesa o pequeno David, que veio de São Paulo especialmente para o evento de sexta-feira, foi escolhido entre mais de 50 atores mirins, para representar o pianista num filme que conta a vida do maestro, a ser lançado brevemente, tendo o ator da rede Globo Alexandre Nero no papel de João Carlos Martins na fase adulta.

O ator Davi Campolongo que interpreta o maestro na infância durante o filme "JOÃO" também participou da coletiva
O ator Davi Campolongo que interpreta o maestro na infância durante o filme “JOÃO” também participou da coletiva

Falou e maneira rápida da carreira, dos diversos países pelos quais passou como pianista e de seu momento mais delicado de saúde, quando uma doença hereditária foi fazendo com que perdesse  os movimentos das mãos, enfermidade, que para qualquer pianista, seria o fim da carreira.

Porem o pianista, não se entregou. Buscou no Brasil e exterior, e principalmente na sua força interior, todas as alternativas possíveis para recuperar os movimentos. Com várias cirurgias e muito esforço pessoal ele passou a tocar piano com apenas alguns dos dedos, mas, os desafios advindos da saúde não deram trégua. O pianista começou a perder também o movimento dos braços e buscando alternativas da medicina decidiu por implantar um chip e assim recuperar o comando cerebral para os braços.

Mais uma vez o amor pela música falou mais alto e tendo ele perdido um pouco da agilidade necessária para o teclado do piano, resolveu fazer um curso de regência se tornando maestro.

Assim ele que já era respeitado internacionalmente  como pianista ressurge como maestro demonstrando determinação e habilidades inigualáveis para superar adversidades e reinventar caminhos para que sua arte não seja interrompida.

João Carlos Martins falou também do encontro dele em Poços de Caldas com o cantor Lucas Cozzani, que desde então, e por mais de 15 vezes, já foi convidado a se apresentar em vários lugares do Brasil, acompanhado da orquestra Bachiana, e da fundação do mesmo nome regidas  por ele, e do trabalho social realizado através da música como forma de inclusão.

Serviço:

Um imperdível e grande encontro entre o consagrado Maestro João Carlos Martins, o tenor poços-caldense Lucas Cozzani e a Banda Sinfônica do Conservatório Musical de Poços de Caldas sob a regência do Maestro Juliano Barreto.

Concerto de Abertura – Julhofest 2016

Local: Praça Pedro Sanches -HOJE, DIA 08

20h30min:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.