CulturaDiversosNotíciasUncategorized

Poços 145 anos – Uma rápida viagem pela vida industrial

Poços 145 anos – Uma rápida viagem pela vida industrial

A mais antiga indústria em atividade em Poços de Caldas, depois da hotelaria é a Togni S.A. (antiga Cerâmica Togni) produtora de materiais refratários. Fundada no início do século passado pelo imigrante italiano Antônio Togni, a Olaria Togni, como então se denominava, fabricava tijolos e telhas para uso na construção civil. Cresceu e hoje é uma das principais produtoras de refratários para fornos e caldeiras, tendo se ramificado para fabricação de louças sanitárias e vários outros produtos de cerâmica, inclusive material de alta tecnologia para a NASA, (agencia Espacial Americana)

Cerâmica Togni em 1930 e 1958

Algumas descobertas recentes sobra a vida industrial de Poços de Caldas ainda surpreendem. Em 1904 tínhamos na Rua Marques do Paraná, (Hoje Rua Assis Figueiredo) a Cervejaria Nacional, produtora da primeira cerveja marca Polar do Brasil.

Em 1919 surgia a Leiteria Poços de Caldas, a primeira indústria de laticínios do Sul de Minas, e uma das pioneiras no Brasil na produção de queijos finos. Dela nasceu os Laticínios Poços de Caldas, o primeiro a colocar no mercado o leite envazado em sacos plásticos e mais tarde o Iogurte, hoje Danone do Brasil, que aliás, está terminando de construir uma nova planta industrial em Poços de Caldas, sendo hoje produtora ou distribuidora de uma gama de mais de trinta produtos alimentícios.

Cerveja Polar era lançada em Poços de Caldas em 1906

Em 1947 foi criada a Vidraçaria Artística Poços de Caldas. Em poucos meses alcançaria uma produção mensal de 200 mil garrafas, fabricando também, copos, jarros e outros utensílios domésticos e industriais. Mais tarde esse ramo faz-se representar pelos artigos de cristal das grandes cristaleiras, algumas de renome internacional. Tudo começou com a Vidraçaria Artistíca de Poços de Caldas que depois se tornou a Cristais Bonora, depois chegaram São Marcos e Ca D’Oro, , Veneza e, São Matheus. Alguma das quais fortes e presentes até hoje com mais de meio século de vida.

Diversas outras indústrias importantes se desenvolveram em Poços de Caldas, como a Mitsui Fertilizantes (hoje da Curimbaba) Rhodia-Ster (fibras de poliéster, embalagens e resinas PET. Hoje M&G), Laticínios Rex, Frigorifico Tamoyo, Milktex (produtos alimentícios, criadora do Merengue), e sabonetes Poços de Caldas. A gama industrial cresce com a chagada da Alcominas, (hoje Alcoa) nos anos setenta e segue com a Termo Canadá,(hoje Phelps Dodge, produtora de cabos condutores de eletricidade. Nuclebrás, e muitas industrias locais, com destaque para o setor de turismo com a chegada de redes hoteleiras que se somam a hoteleiros local e que sempre foi importante para a economia da cidade.

Só para citar alguns grandes nomes do passado, que fizeram a historia industrial da cidade que hoje tem um parque diversificado para as mais variadas áreas da indústria e comércio, e mesmo que de forma lenta o distrito industrial já é uma realidade.

Atualmente, segundo dados do IBGE, sua economia é bastante diversificada, entre indústria, comércio e prestação de serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.