Roberto Tereziano

Posto Rex Também Tem História

posto rex2

Um prédio pouco observado, mas interessante e histórico para Poços de Caldas chama-se antigo Posto Rex. Usando de uma técnica baseada em matemática o grande usa na sua arquitetura o cosseno hiperbólico. A curiosidade é o primeiro piso superior do galpão, um espaço com quase 50 metros de largura, sem colunas de sustentação e, toda a estrutura feita de madeira. Na verdade, esse primeiro andar que parecia flutuar era suportado pelo arco do telhado. Técnica parecida com as grandes pontes construídas sobre rios ou mar. Só que tais potes se apoiam em catenárias o que seria o Cosseno invertido.

Localizado no final da Rua Junqueiras, proximo da Rua Assis Figueiredo, ele já teve seus anos de glória a partir da  décadas de 1920, como imponente posto de combustíveis  e estacionamento de carros, mas, também está historicamente ligado as corridas de baratinhas, quando Poços de Caldas se transformava na Mônaco Brasileira. Diga-se de passagem, esse ano se comemora os 80 anos da primeira corrida realizada em Poços de Caldas em 1936.

10978515_1030519526977507_1209368412460224015_n

A partir de 1936, Poços de Caldas com suas ruas centrais largas passou a ser um grande circuito urbano para as corridas de carros. Com grandes pilotos brasileiros e estrangeiros e suas máquinas maravilhosas. Manoel de Teffé, Nascimento, Chico Landi, Pintacuda, dentre outros, eram alguns dos nomes que figuravam nas provas do chamado circuito termal.

Em tais temporadas, o grande galpão se tornava o grande estacionamento para os carros de corrida e também a grande oficina onde as equipes faziam manutenção dos veículos para que pudessem voltar para o circuito.

Era ali que os amantes do automobilismo iam passear para ver de perto os carros de corrida de grandes marcas como Lotus, Maserati, Peugeot , ou as carreteiras, (carros modificados e envenenados) que garantiam a alegria do grande público.

Já faz tempo que o posto foi desativado e depois de certo período fechado o imóvel foi adquirido para se tornar estacionamento de um dos hotéis construído ali próximo.

P1110404

Por ser uma estrutura de madeira, a muito se falava que o primeiro andar estava condenado, com madeiras podres e oferecia risco de cair. Há muitos anos o espaço superior deixou de ser usado e mais recentemente, foi interditado literalmente para que tal estrutura seja substituída por vigas metálicas. Assim, todo o telhado e primeiro piso foi retirado e para surpresa de todos toda a parte de madeira e formada por peroba e não há madeira podre na parte estrutural como se acreditava.

P1110402

4 thoughts on “Posto Rex Também Tem História

  • Hugo Ficosecco

    Muy bueno, estoy sorprendido.

    Resposta
  • Alberto Narcizo Pereira

    Lembro quando era garoto, que aqueles que tiravam a habilitação para pilotar, tomava um banho de diesel ali no Posto Rex

    Resposta
    • Roberto Tereziano

      Alberto, tenho uma das fotos do pessoal molhado de oleo diesel. Um grande abraço.

      Resposta
  • Reportagem simplesmente sensacional e triste ao mesmo tempo, quando vemos a história da cidade se esvaindo e escorrendo por entre os dedos da ganância de alguns empresários.
    Parabéns mais uma vez Tereziano.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.