CulturaNotícias

Rei Momo e Charanga dos Artistas fazem a abertura do Carnaval nesta sexta

A tradicional abertura do Carnaval de Poços de Caldas acontece nesta sexta-feira, 1º,  com a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo.

A entrega simbólica da chave acontece às 19h desta sexta-feira

A tradição será mantida graças aos integrantes da Charanga que este ano contrataram o Rei Momo com um dos personagens do grupo durante os quatro dias de folia, uma vez que com um orçamento enxuto para o Carnaval 2019 a Secretaria Municipal de Turismo não realizou o concurso para a escolha da Corte Carnavalesca. No ano passado a premiação do concurso foi de R$ 4.050,00 divididos entre o Rei Momo, Rainha e as duas princesas.

A ideia partiu dos fundadores da Charanga, Luiz Munhoz, Clisthenis Betti e Jacque Ferrari  que mobilizaram uma vaquinha entre os artistas e arrecadaram R$ 1 mil para contratar o monarca da folia. “ O Rei Momo, é a figura mais importante do carnaval é ele que que dá abertura, como se fosse uma autorização para que todos brinquem se divirtam e façam a folia com toda alegria e entusiasmo, ainda mais esse ano que a Danette, minha personagem vai participar novamente do concurso da Baranga, se ela ganhar, vai precisar de um rei ao lado dela. E ela vai ganhar”, garante Munhoz.

Foi Luiz Munhoz que indicou Marco Antonio Sampaio o popular “Pururuca”, para retomar o Reinado e ser não só o Rei Momo da Charanga, como também do Carnaval 2019. Este será o 8º reinado de Pururuca no Carnaval de Poços de Caldas.

Clisthenis Betti, da Monteiros e Lobatos e outro fundador da Charanga, além do lado tradicional, se preocupa com a parte histórica, todos os anos o Carnaval elege um Rei Momo, sempre retratado como uma figura rechonchuda e extrovertida, que recebe a “chave da cidade” e tem a missão de “governar” durante os dias de folia.

A tradição tem origem na mitologia grega. Momo era um personagem sarcástico que acabou expulso do Olímpo, a morada dos deuses, por zombar de criações de Atena, Poseidon e Hefesto. A consequência do exílio foi viver entre os homens na Terra.

Na Grécia antiga, a figura do Rei Momo foi sinônimo de festas e tratada como a mais alta autoridade local. Os gregos escolhiam um homem gordo, símbolo de fartura, como ícone de suas celebrações envolvendo bebidas e algo mais – e é daí que surge a inspiração para os dias de hoje. No trabalho acadêmico de Selma Peleias Felerico Garrini, encontramos a informação que foi em 1910 a primeira vez em que o Rei Momo foi representado no Brasil, tendo sido no circo pelo palhaço negro Benjamim de Oliveira. Garrini estuda a figura do Rei Momo retratada pela imprensa brasileira no período de 1930 a 1945, tempo escolhido pelo fato de que em 1933 surgiu pela primeira vez, no Brasil, um Rei Momo de “carne e osso”. O monarca deixou de ser representado por um boneco de papelão e passou a ter vida própria, reinando nos salões de baile, acompanhando os desfiles carnavalescos, enfim, comandando a festa, nos três dias de folia do ano.

Clisthenis Betti completa, esse ano perdemos o nosso Rei Momo, Luis Henrique Macedo, o Macedão, jamais poderíamos deixar de prestar essa homenagem para ele, onde estiver que fique feliz, sabendo que não deixamos perder a tradição e que sua memória faça parte da história do carnaval de Poços de Caldas.

O Rei Momo sempre esteve diretamente ligado a Charanga dos Artistas, foi representado em um dos bonecos no primeiro ano, através da Companhia Máscaras Vivas de Elisângela Virga, depois novamente no 15º ano e em todos eles recebemos a corte de Momo, fazemos questão dessa ilustre presença.

Para Deborah Soares, do Grupo Magia e também uma das fundadoras da Charanga dos Artistas, o Rei Momo significa história do Carnaval, o Dono do Carnaval que comanda a folia, por isso essa importância em preservamos a tradição, pois é uma das ideias da Charanga dos Artistas, o resgate do carnaval de todas as famílias, como foi a inspiração de Anésio Avelar em 2001.

A entrega simbólica da chave da cidade está marcada para às 19h desta sexta-feira, 1º , em frente a Prefeitura de Poços de Caldas.

Este ano a Charanga dos Artistas foi transferida para a Praça dos Macacos, a animação começa a partir das 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.