Browse By

Reiki começa a ser oferecido nas UBS de Poços

Pacientes que são atendidos em dez Unidades de Saúde Básica de Poços de Caldas passam a contar a partir de agora com o método Reiki, como foram de tratamento alternativo. A aplicação do Reiki teve início nesta quarta-feira, 4, com os primeiros atendimentos na UBS Nova Aurora.

As primeiras sessões foram realizadas na UBS Nova Aurora

A introdução do Reiki nas UBS faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas – PICs. Em Poços, 12 voluntários vão fazer as aplicações sem custo, nas unidades de saúde.

A implantação foi possível a partir do projeto apresentado pelo professor de Reiki, Eduardo Fonseca, ao vereador Gustavo Bonafé no ano passado e que entende a importância da prática do método na saúde pública e consequentemente levou ao conhecimento da Secretaria Municipal de Saúde.

O Reiki conta com dimensões da consciência, do corpo e das emoções, ativa glândulas, órgãos, sistemas nervoso, cardíaco e imunológico.

Auxilia no combate ao estresse, depressão e ansiedade. Além disso, estudos já relatam os efeitos positivos sobre a dor crônica.

Para ter acesso as sessões de Reiki é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para se informar sobre os dias e horários do atendimento. Neste mês, dez unidades já terão a oferta das sessões.

As unidades que não receberem os voluntários neste primeiro momento poderão  encaminhar os pacientes para a unidade mais próxima.

A técnica do Reik faz parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) que são sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

As Práticas Integrativas e Complementares são aplicadas em 564 municípios de Minas Gerais por meio do SUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *