Browse By

Tradição e devoção a São Benedito: Terno de Congo de Machado completa 100 anos de existência

Teve início hoje, em Machado, uma das mais tradicionais e antigas festas de São Benedito do Sul de Minas. A programação, que segue até o dia 28 de agosto, começou com a alvorada às 06h da manhã desta sexta-feira, 17, e procissão dos ternos de congadas pelas ruas, com concentração na Igreja de São Benedito, padroeiro da cidade.

Terno de Nossa Senhora do Rosário e um dos mais antigos do Sul de Minas

Neste ano, a festa que está em sua 104ª edição, tem um motivo a mais para as comemorações. O terno de congo de Nossa Senhora do Rosário, considerado símbolo de resistência cultural do festejo também centenário, está completando um século de existência.

D acordo com o atual responsável pelo terno, Walter Nogueira, a agremiação foi fundada em 1918, por José Faustino de Assis, na Fazenda Mato Dentro. Após as apresentações na zona rural, o grupo passou a se apresentar em festividades na região da antiga Rua da Máquina e na Praça da Grama.

Os capitães de congo Baltazar dos Santos, João Mileu, Antônio Serrador e Walter Nogueira resumem um pouco da história da Congada Nossa Senhora do Rosário, grupo formado por mais de 80 integrantes, que tem como tradição levar filhos e netos para se apresentarem, preservando, assim, a centenária manifestação cultural.

Alegria, nostalgia e festa serão palavras de ordem nas apresentações do terno em 2018, um ano de celebração para um dos mais antigos grupos culturais do Sul de Minas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *