Meio AmbientePolíciaUtilidade pública

Susto: bombeiros capturam jararaca que se escondeu debaixo de carro

Uma jararaca de aproximadamente 1 metro de comprimento foi capturada por bombeiros militares no início da noite desta quarta-feira, 19, em um posto de combustível próximo ao Véu das Noivas. A cobra estava escondida debaixo de um carro estacionado nos fundos do posto.

Jararaca foi capturada e solta na Serra do Selado – foto CB

Foi um funcionário quem viu a jararaca e chamou o Corpo de Bombeiros. Ao chegar ao local a equipe de salvamento levou alguns minutos para capturar a cobra, usando técnicas de manejo de animais peçonhentos. Com um pinção, foi possível capturar e a colocar o animal numa caixa apropriada em segurança. A jararaca foi solta em uma área segura, longe da população, na Serra do Selado.

Para evitar problemas com animais peçonhentos, o Corpo de Bombeiros Militar recomenda:

• Evite andar descalço em trilhas ou matas fechadas. Utilizar sempre sapatos fechados como bota ou botina e a perneira.
• Monitorar sempre com atenção os caminhos em mata.
• Utilizar luvas no trabalho nas áreas rurais e de jardinagem. Nunca colocar as mãos em buracos na terra, árvores, cupinzeiro e entre espaços de amontoados de madeira ou pedra.
• Vedar frestas e buracos em paredes ou assoalhos.
• Não depositar ou acumular entulho de obras próximo de sua residência, pois esses lugares servem de abrigo a esses animais e também não depositar ou acumular lixos orgânicos nestas áreas, pois podem atrair roedores que são os alimentos de preferência das serpentes.

Em caso de acidente:

• Manter a vítima deitada evitando que a mesma se movimente para não favorecer a absorção do veneno.
• Não colocar nada no local da picada ou tentar sugar o veneno.
• Caso seja possível, levar imediatamente a vítima ao socorro médico mais próximo, juntamente com o animal peçonhento agressor vivo ou morto para um melhor diagnóstico. Não sendo possível, a pessoa deve acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.